
Música
A música é uma parte importante na cultura indiana, o comprovativo disso é a riquíssima variedade de estilos e instrumentos presentes no país. As tradições criadas em volta desta arte mantém-se há séculos.
Instrumentos Indianos
-
Instrumentos característicos da música indiana como o sitar o e harmônio vieram de fontes estrangeiras diversas em épocas diversas e acabaram por se tornar também símbolos da arte no país. O sitar tem origem no setar persa , que, com o passar dos séculos foi sendo "turbinado" pelos músicos clássicos e populares da Índia até chegar à forma atual, bem maior que o instrumento original e com vinte cordas, sendo várias delas para acompanhamento.
-
Nos anos 60, em meio à revolução de costumes que o mundo experimentava, muito desta influenciada pela música pop, a música indiana foi descoberta pelos grupos de rock britânicos, em especial Beatles e Rolling Stones, que foram cruciais nas carreiras de Pandit Ravi Shankar e Ustad Ali Akhbar Khan. "Pandit" e "ustad" são títulos honoríficos, dados a conhecedores, doutores que dominam a arte musical na Índia.
Danças
-
A Índia, com o seu extenso território,e as suas variadas etnias, culturas e idiomas, abriga as mais diversas expressões na dança, desde o modelo clássico, passando pelo folclórico e contemporâneo .
-
O padrão clássico desenvolveu-se ao longo dos séculos, nascendo entre os devadasis que eram bailarinos que exibiam sua arte no interior dos templos. Estes artistas, associados aos templos do hinduísmo, com suas existências dedicadas somente ao culto do deus Shiva, ingressavam nestes recintos ainda na infância, entregues pelos próprios pais. A partir de então, as bailarinas transformavam-se em esposas da divindade, contraindo matrimônio com o deus em um ritual semelhante ao do habitual casamento indiano. Elas eram preparadas para exercitar a prática desta dança nos ritos realizados no templo.
Esta dança tem que seguir as regras inscritas no Natyasastra, a ancestral obra sobre o drama, ao qual desde o início esteve ligada. Aos poucos, porém, ela foi desligando-se dessa conexão, e então surgiram os mais distintos modelos clássicos, conforme os locais da Índia nos quais nasceram.
Em cada região da Índia surgiram diferentes versões das danças indianas, preservando, porém os mesmos preceitos, as mesmas leis registradas no Natyasastra. Entre as que se destacam neste campo, encontramos:
Bharatanatyam: nascida no interior dos templos de Tamil Nadu, no sul da Índia, é o estilo mais célebre junto ao povo indiano. Ela é embalada por intensa percussão e um suave compasso marcado pelos pés.
Kathak: muito conhecida no Norte da india, tornando-se famosa por algum tempo nas cortes hindu este tipo de dança envolve um elaborado movimento dos pés e vertiginosos rodopios corporais;
Odissi: é uma dança ritual da região leste da Índia. Toda a dança é estruturada de uma forma sinuosa e não linear, com movimentos explorados através das duas posições básicas, chowka e tribhanga, símbolo das energias masculina e feminina.
Manipuri: Surgiu em Kerala, Zona Sul da Índia. As mulheres dançam de sári de cor branco e dourado. É uma mistura de quase todas as danças indianas.
Kathakali: esta prática enérgica e intensa está intimamente ligada ao exercício de artes marciais. Através de gestos, maquilhagem e figurino próprios, esta dança retrata cenas do Mahabharata ou do Ramayana.
Mohini Attam: esta mescla do Bharata natyam e do Kathakali, somada a alguns elementos folclóricos regionais, nasceu igualmente em Kerala. As bailarinas se vestem de branco e dourado.
Kuchipudi: adotou o nome do local de onde provém, na região de Andhra Pradesh. Também tem muitos pontos em comum com o Bharata natyam, é forte e enérgica, associando danças solo e coreografias próprias do drama.
Outra modalidade é a dança folclórica, geralmente composta de bailes sociais, organizados para festejar eventos como, por exemplo, casamentos; de coreografias criadas para as mulheres e outras para os homens. As mais famosas são a bhangra do Punjab, o garba e o dandia ras, proveniente de Gujarat.












![]() Sitar | ![]() Tabla |
---|---|
![]() Harmônio |
