
Festivais
Holi
-
Uma das festas mais divertidas de toda a Índia, o Holi é o Festival das Cores, que simboliza a chegada da primavera.
-
Por isso, as pessoas, além de cantar, dançar, beber e comer, atiram água colorida e um pó de tinta de cores fortes umas nas outras, pintado dos pés à cabeça. O Holi ocorre geralmente em fevereiro ou março. Como o essa festa simboliza o triunfo do bem sobre o mal , na noite anterior, grandes fogueiras são feitas para simbolizar a destruição de Holika, um demônio terrível.
Diwali
-
É o festival das luzes durante o Diwali, celebrado uma vez ao ano, as pessoas estreiam roupas novas, dividem doces e lançam fogos de artifício. Este festival celebra, entre outras histórias, a destruição de Narakasura por Sri Krishna, o que converte o Diwali num evento religioso que simboliza a destruição das forças do mal.O Diwali é um grande feriado indiano. Diwali é comemorado no primeiro dia do mês lunar Kartika, que ocorre no mês de outubro ou novembro, sendo uma época de muita religiosidade, votos de sacrifício e introspecção.
Navratri
-
O Festival das Nove Noites ocorre em setembro ou outubro. Nessa festa, a deusa Mãe Hindu, Shakti, é celebrada em todas as suas nove encarnações. O evento é tão difundido no país inteiro que o caráter social já superou o religioso. As cerimônias nos estados de Gujarat e West Bengal, entretanto, são as mais famosas e festivas. Performances de danças com roupas típicas, crianças vestidas das encarnações da deusa, encenações de histórias de deuses, além reza e devoção.
GANESH CHATURTHI
-
O Ganesha Chaturthi é o festival Hindu comemorado em honra do deus com cabeça de elefante Ganesha. Conhecido no ocidente como o aniversário de Ganesha. As celebrações são tradicionalmente realizadas no 4º dia da primeira quinzena no mês de Bhaadrapada, de acordo com o calendário hindu que é entre agosto e setembro . O festival é celebrado tanto em público como em casas e dura por 10 a 14 dias.
-
O fim das celebrações terminam com a imersão de ídolos de Senhor Ganesha em água. Essas imersões podem ocorrer tanto em rios como no mar, quanto em santuários temporários, chamados de pandals. Em casa, geralmente constrói-se uma imagem do Deus , o festival é geralmente celebrado em toda a Índia.




