
Cultura
-
A cultura indiana está marcada por um alto grau de sincretismo e pluralismo. Os indianos têm conseguido conservar as suas tradições previamente estabelecidas, enquanto absorvem novos costumes, tradições .
-
A sociedade tradicional da Índia está definida como uma hierarquia social relativamente restrita.O sistema de castas descreve a estratificação e as restrições sociais do subcontinente indiano também definem as classes sociais por grupos endogâmicos hereditários, que a princípio se denominam jatis ou castas.
-
Os valores tradicionais das famílias indianas são muito respeitados e o modelo patriarcal tem sido o mais comum durante séculos.
Religião
-
A religião na Índia é muito forte, pois esta região é considerada um dos berços religiosos das civilizações antigas. Grande parte dos indianos é seguidora do hinduísmo.
O que é o hinduísmo ?
-
Diferentemente das outras religiões mundiais , o hinduísmo não tem fundador, nem credo fixo nem organização de espécie alguma. Projeta-se como a "religião eterna" e caracteriza-se pela sua imensa diversidade e pela capacidade excepcional que vem demonstrar através da história de abranger novos modos de pensamento e expressão religiosa.
SISTEMAS DE CASTAS
-
A Índia é um país asiático com cerca de 1,1 bilhão de pessoas, desses 75% são seguidores da religião hindu. O hinduísmo divide a sociedade em castas, as castas se determina de acordo com a posição social de cada família hindu ocupa, isso estabelece um tipo de hierarquia social, marcadas por privilégios e deveres. No inicio existiam só quatro tipos de castas na índia, que eram: os brâmanes , xatrias , vaixias e a mais baixa, os sudras.
-
As pessoas que não faziam parte de nenhuma delas eram chamadas de párias ou intocáveis, eram excluídas e tinham o dever de realizar os piores trabalhos.
A VACA SAGRADA
-
A vaca é um animal sagrado na Índia e é adorada durante certas festas religiosas. Isso provavelmente relaciona-se com um antigo culto de fertilidade; nos Vedas há hinos à vaca, pois ela supre tudo o que é necessário para sustentar a vida. A vaca tornou-se um símbolo da vida, e não é permitido matá-la. Muitos ocidentais têm uma visão bastante negativa desse facto.
-
Segundo eles, as vacas deveriam ser mortas para fornecer alimento à legião de famintos da Índia. Entretanto, considerando o lugar que a vaca ocupa na agricultura indiana, vemos também aspectos positivos: 70% da população vive do cultivo da terra, e há uma grande falta de animais de tração num país em que o trator é pouco difundido. Além disso, o excremento das vacas é útil não só como fertilizante, mas também como combustível.
-
Em termos de culto, a vaca é mais "pura" do que o brâmane. Assim, a pessoa que toca numa vaca está ritualmente limpa. Todos os produtos derivados da vaca o leite e a manteiga são utilizados em diversas cerimônias de purificação. Até mesmo o excremento e a urina da vaca são tão sagrados que podem ser usados como agentes de purificação.
-
Os hinduístas têm outros animais sagrados além da vaca, em especial o macaco, a cobra. De modo geral, eles não gostam de lhes tirar a vida. Isso transformou muitos hindus em vegetarianos e também abriu caminho para o ideal da não-violência, que ficou mais conhecido no Ocidente com a luta de Gandhi para tornar a Índia independente do colonialismo britânico.
O casamento Hindú
Muitos dos casamentos de famílias hindus são arranjados entre as famílias dos noivos para proteger os laços familiares, os quais são muito importantes para as pessoas da Índia.
Casamentos arranjados
-
O casamento por amor na Índia, está mais comum do que antigamente, principalmente entre famílias cosmopolitas e liberais, sendo que na maioria das vezes o noivo é de outra casa, origem e até religião.
-
Para as famílias tradicionais, os casamentos devem ocorrer por volta dos 23 anos, quando os pais começam a procurar candidatos para fazer o casamento arranjado.
-
Nos dias atuais, os candidatos encontram-se com a pretendente e decidem se querem se casar ou não, diferente de antigamente, onde os noivos conheciam-se apenas no dia do casamento.
-
O ritual do casamento dura de três a sete dias. Na noite anterior ao casamento, acontece a cerimônia chamada de Sangeet , durante a festa, a família e os amigos dos noivos fazem uma apresentação e depois um DJ indiano comanda a comemoração, com músicas dos famosos filmes de Bollywood e a Bhangra Dance .
Vestuário Indiano
Para as raparigas :
-
A roupa tradicional da cultura indiana é o sari. O sari é um tecido longo com 6 metros de comprimento e 1.5 metros de largura, que se enrola simplesmente ao corpo sem que sejam aplicadas costuras, botões, fechos, colchetes ou velcro. Acompanhando o sari há uma pequena blusa colada ao corpo que cobre apenas os seios e a barriga fica exposta. Na parte inferior, por baixo do sari, há um longo saiote que vai até o chão.
-
O sari é feito de diversos tipos de tecido sendo o mais comum o algodão. Eles podem ser bordados, pintados à mão, decorados com lantejoulas, etc. Tudo depende da criatividade do artesão e do bolso do comprador.Entre as demais roupas femininas encontramos também o Salwar Kameez e a Lehenga. No dia-a-dia as mulheres usam sari ou salwar kameez. A lehenga é mais utilizada em festas como casamentos.
-
O homem também possui roupas tradicionais. Apesar de não usar tanto quanto as mulheres, é possível encontrar pelas ruas homens vestindo dhôti que é uma espécie de “sari” masculino, um pano enrolado no corpo como se fosse saia. A roupa tradicional mais comum entre homens é o salwar kameez masculino ou melhor o Kurta Pajama. Encontra-se desde os mais simples de algodao, ou ate mesmo pra dormir desde luxuosos de seda utilizados em casamentos.


















